25 de setembro de 2010

Life Style I

Vindimas gourmet 
 
Na Herdade da Malhadinha Nova o dia amanhece bem cedo numa vinha com mais de 20 hectares. De tesoura em punho, cortam-se os cachos, mais tarde desmanchados e transformados num néctar semelhante ao que se prova à tardinha, no fresquinho da adega. Neste doce Alentejo, as vindimas põem de lado toda a dureza do trabalho campestre para se transformarem numa experiência sensorial e estimulante, bem embalada em três pacotes, válidos apenas em Setembro, entre os períodos de 6 a 10, de 13 a 17 e de 20 a 24. Mas não se pense que, nesta herdade de Albernoa, perto de Beja, tudo é trabalho árduo. Os hóspedes podem descansar das tarefas do campo com visitas à adega, degustações de vinho, massagens de vinoterapia, sessões de cinema ao ar livre (Sideways é o filme em cartaz) e jantares gourmet preparados pela mão do chef Vítor Claro (que já passou pelo premiado Villa Joya e pelo londrino Savoy). E como esta é uma escapada dedicada aos sabores, faz ainda mais sentido falar na cereja no topo do bolo: a imensa tranquilidade proporcionada por um lugar que conserva o lado mais genuíno do Alentejo, com todos os seus prazeres incluídos.

E não são poucos: uma deambulação pela região oferece sabores tradicionais e eventos especiais, como a Festa do Nosso Pão. Integrada na Feira Anual de Cuba (3, 4 e 5 de Setembro), esta mostra internacional apresenta processos de fabrico do pão e oferece instantes de degustação. Mais perto do final do mês, nos dias 24, 25 e 26 de Setembro, decorre em Pedrógão o Festival Gastronómico Sabores do Rio. Música, artesanato, folclore, concursos de pesca, rota de petiscos e tasquinhas com caldo de peixe são algumas das propostas de um cartaz que se quer tão preenchido quanto saboroso.

Contacto: www.malhadinhanova.pt
Preço: €1200 por quarto duplo (€600 por pessoa). Inclui três noites de alojamento, refeições, passeio de jipe pela herdade, visita guiada à adega, curso de iniciação à prova de vinhos, massagem de vinoterapia, pesca na barragem, workshop de cozinha e participação nas vindimas, desde a apanha ao lagar. Válido em Setembro.


Para algo mais económico recomendo uma visita ao meu Porto e como estamos em época de vindimas porque não uma visita ao Museu do Vinho do Porto.



Aproveitem bem e acima de tudo descansem e enjoy you're life style!

Sem comentários: